O sucesso
Voa na Boa

A utilização de Drones no Espaço Aéreo cresceu de tal forma que foi fundamental criar um regulamento com novas regras.

Aeronaves com circulação mais segura

Desde o momento em que apareceram no mercado até aos dias de hoje, a utilização de drones tornou-se viral. O espaço aéreo chegou a um ponto em que, tal como em terra, precisou de regras específicas de trânsito para uma ideal circulação.
A All Comunicação ajudou a que esta campanha tivesse a ideal visibilidade para que a informação chegasse junto dos variados públicos, sobretudo jovens e utilizadores em lazer.

Aeronaves com circulação mais segura

Desde o momento em que apareceram no mercado até aos dias de hoje, a utilização de drones tornou-se viral. O espaço aéreo chegou a um ponto em que, tal como em terra, precisou de regras específicas de trânsito para uma ideal circulação.
A All Comunicação ajudou a que esta campanha tivesse a ideal visibilidade para que a informação chegasse junto dos variados públicos, sobretudo jovens e utilizadores em lazer.

Desafio

A ideia era simples mas com algumas especificidades difíceis de implementar. A ANAC com a campanha VOA NA BOA tinha como objetivos principais criar uma consciencialização colectiva e sensibilizar o comportamento dos utilizadores de drones; posicionar a ANAC na missão que lhe compete (garantir a segurança do espaço aéreo) e criar uma imagem positiva alertando, ao mesmo tempo para a missão que outras entidades devem ter; reforçar a mensagem de que existem locais/áreas que, por questões de segurança, devem ser totalmente evitados.

Ação

O grupo alvo são todas as pessoas em geral tendo sido particularmente importante reforçar a mensagem a utilizadores de drones em lazer e jovens. Assim, tornou-se importante ir a escolas e universidades para debater o tema onde todas as perguntas não ficaram sem resposta a professores, pais e alunos.
Ao mesmo tempo, já dirigido a outros públicos, organizámos uma conferência de imprensa para apresentar a nossa campanha aos jornalistas. O Presidente da ANAC e um segundo Porta-Voz passaram as mensagens mais importantes junto de diversas publicações, canais de televisão e estações de rádio. O DN, Observador, SIC Notícias, RTP3 e “As manhãs da Comercial” foram alguns exemplos. Em programas como: “Cinco para a meia-noite” e “All Stars” também foi reforçada a mensagem. O público é jovem, dinâmico e com alguma rebelião própria da idade. Chegar perto deles e sensibilizá-los foi um dos principais objectivos.
A linha SOS DRONE também não foi esquecida assim como a app. Deram-se a conhecer num Spot de televisão e rádio, em cartazes e folhetos.

Resultados

A comunicação foi de A a Z. Utilizámos todos os meios que nos permitissem chegar a todos os públicos com principal foco naqueles que usam drones e em jovens. Desta feita, uma das ideias que deu resultados foi envolver as Associações de Estudantes para uma eficaz divulgação interna. A cobertura editorial nos diversos Meios de Comunicação Social fez passar a mensagem proposta por nós. No fundo, alertar para a importância das regras a cumprir quando se utiliza um drone no espaço aéreo.
As redes sociais foram fortes aliadas, naturalmente. Sabemos que é um meio eficaz a passar a mensagem junto dos mais jovens. Vídeos, imagens e frases apelativas foram alguns dos meios utilizados para chegarmos à nossa finalidade que foi (eficazmente) conseguida. 

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